terça-feira, 27 de maio de 2008

Bala : Êxtase

O QUE É ÊXTASE?

O Êxtase é uma substância cuja sigla MDMA significaMetilenoDioxoMetAnfetamina, sintetizada pela primeira vez em 1914 pelo laboratório Merk, como moderador de apetite.Devido ao nome dos componentes é às vezes confundida com as anfetaminas cujo efeito é estimulante. Mas associado a este fator, o Êxtase tem também componentes alucinógenos.É ingerido por via oral, na forma de um comprimido, e chega à circulação sangüínea em cerca de 20 a 60 minutos. Quando alcança o cérebro atua sobre os neurotransmissores, responsáveis pela regulação do humor, temperatura e outras funções do corpo.Seu uso ainda é pouco difundido em nosso meio e ocorre com maior freqüência em festas, especialmente as "raves", que congregam muitas pessoas e acontecem em ambientes amplos, com sons e ruídos eletrônicos e luzes multicoloridas, vibrantes e fluorescentes.O êxtase provoca o aumento da sensibilidade corporal, alterações na percepção do tempo, energia, aumento do desejo sexual, psicoses, alucinações, boca seca, náusea, sudorese, aumento da freqüência cardíaca e da pressão arterial e hipertermia (aumento da temperatura do corpo). Os efeitos podem durar horas e são geralmente seguidos de estados de forte depressão.Do ponto de vista físico os maiores riscos se referem à excessiva intensidade da excitação, taquicardia e outros problemas decorrentes principalmente da hipertermia. (O aumento da temperatura corporal para mais de 41 graus tem sido a maior causa de mortes decorrentes do uso de Êxtase).Por outro lado, sob o efeito do Êxtase a pessoa pode sofrer alucinações, ataques de pânico ou alterações da percepção da realidade que a levam a praticar atos arriscados ou que não realizaria em seu estado normal.Não existem estudos que comprovem a dependência física desta substância, mas como é difícil saber a origem e avaliar a pureza destes comprimidos, é possível, muitas vezes, que a eles tenham sido adicionadas substâncias que causam dependência. Além disto, o MDMA é uma substância banida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) devido a seus riscos à saúde e no Brasil consta da relação das drogas ilegais. Sua produção, comercialização, doação ou uso podem ser punidos de acordo com as leis sobre entorpecentes do país.

COMO ELE É CONSUMIDO?

É consumido por via oral, em comprimidos, encontrado em várias cores, desenhos e tamanhos, e em cápsulas gelatinosas contendo 50-150 mg de substância ativa, ou misturado em sucos de frutas ou em outras bebidas. Também é utilizado por via intra-nasal, em forma de pó. Alguns preparados feitos na rua podem conter também cafeína, LSD, anfetamina entre outras substâncias alucinógenas.

QUEM UTILIZA ESSA DROGA?

Jovens e adolescentes fazem uso “recreacional” do êxtase associado ou não a outras drogas e bebidas. Usam para se sentirem mais desinibidos, simpáticos, próximos e íntimos das pessoas ao redor. Procuram alegria, euforia e energia. O uso ocorre principalmente nos fins de semana, nos clubes de dança ou festas, onde multidões dançam vigorosamente. As sessões de dança, que duram a noite toda, são chamadas de “raves”. Estas festas com multidões de pessoas, altas temperaturas ambientais e muito barulho, podem propiciar ao usuário do êxtase desmaios e convulsões enquanto dançam; e em casos mais graves, até a morte.


QUAIS OS EFEITOS QUE ACOMPANHAM O USO DO ÊXTASE?

Os efeitos aprecem de 20 a 60 min. Após a ingestão de doses moderadas da droga (75-100 mg.), durando 2 a 4 horas. Em doses baixas pode ocorrer: taquicardia, hipertensão (pressão alta), tremores, trismos ou bruxismo (rigidez na mandíbula), diminuição do apetite, insônia, náusea, cefaléia (dor de cabeça) e sudorese. A maioria dos efeitos desaparecem em 24 horas.
QUAIS OS PROBLEMAS QUE CAUSA?
Em casos de overdose, com uso de até 42 cápsulas, podem ocorrer arritmias cardíacas, taquicardia, palpitação, hipertensão arterial seguida de hipotensão, hepertermia fulminante (acima de 42ºC), coagulação intravascular disseminada, insuficiência renal aguda, hepatotoxicidade e morte. O tempo estimado entre o uso e a morte varia de 2-60 horas dependendo de cada indivíduo. Alucinações visuais semelhantes ao alucinógeno mescalina podem ocorrer. Aumento da acuidade para cores, luminescência de objetos, além de dormência e formigamento nas extremidades também estão presentes. As psicopatologias associadas ao uso do êxtase podem ser: -Agudas e acontecem até 24 horas após a ingestão, incluem ansiedade, insônia, flashbacks, ataques de pânico e psicose; -Sub-agudas, de 24 horas até um mês após o uso e incluem depressão, tonturas, ansiedade e irritação; -Como complicações crônicas, após um mês de uso, podem aparecer: distúrbio de pânico, psicose, depressão, flashbacks e distúrbios da memória. O êxtase a longo prazo causa toxicidade em neurônios serotonérgicos, incluindo danos permanentes no Sistema Nervoso Central, cérebro, e desordens neuropsiquiátricas. Os efeitos residuais, que podem persistir por até 2 semanas incluem: insônia, fadiga, tontura, dores musculares, depressão, ansiedade, pânico e flashbacks.

O ÊXTASE CAUSA DEPENDÊNCIA?

Sim. O êxtase é considerado uma droga, que leva a dependência fisiológica e psicológica pois: induz tolerância, é usado em doses maiores do que o planejado, é usado apesar de se ter conhecimento dos efeitos adversos e, produz ressaca após o uso caracterizada por insônia e cansaço.

QUAL O TRATAMENTO PARA INTOXICAÇÃO AGUDA POR ÊXTASE?

Amigos e parentes devem providenciar para que o usuário: -Tome bastante líquido para rehidratar o corpo. -Use goma de mascar para ajudar na articulação da boca e aliviar o bruxismo. -Mantenha a temperatura do corpo resfriada, para isso aconselha-se não dançar, e se for o caso retirar a roupa, e deixá-lo em ambiente com ar condicionado. O tratamento médico pode necessitar de: -Lavagens gástricas para desintoxicar o organismo. -Em casos de convulsões, tratamento com anticonvulsivantes ou sedativos.

Guilherme, Luis Guilherme, Matheus L. e Milton.

4 comentários:

Unknown disse...

Li numa pagina da internet que a quem coloque o extase no anus.. entao lembrei que quando eu e meu namorado tomamos extase fomos fazer sexo ele estava com o anus e os testiculos quase imendado de tao inchado.sera que ele colocou no anus?

Unknown disse...

ele tava com o cu fritando ....???hauhashauhauhaushaush

Alyssoon disse...

USAHSUAHSUAHSUASHAUSHAU', KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK mijei de ri da silvana

Alyssoon disse...

aaaah eu vo fazer isso pra ver oke acontece né vai que numa dessa eu fiko igual a ele KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK